Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Percepções de consumidores sobre alimentos orgânicos: uma análise multifatores

2020; Brazilian Journal of Development; Volume: 6; Issue: 4 Linguagem: Português

10.34117/bjdv6n4-137

ISSN

2525-8761

Autores

Tanice Andreatta, Simone Bueno Câmara, Adriano Lago, Vitória Benedetti de Toledo, Jenaine de Azevedo, Camila Weber,

Tópico(s)

Food Waste Reduction and Sustainability

Resumo

O objetivo neste artigo é analisar a percepção dos consumidores sobre fatores que influenciam o consumo de alimentos orgânicos. As observações correspondem a 154 respondentes que participaram de um evento, realizado em uma Universidade Federal na região noroeste do estado do Rio Grande do Sul, em setembro de 2018. Além da análise estatística descritiva, foram realizados testes de regressão múltipla e correlação de Pearson. Do total de respondentes 79,61% conhecem os benefícios dos alimentos orgânicos, entretanto, somente 62,50% os consomem. O consumo, ainda que os produtos orgânicos estivessem mais caros que o convencional, os fatores estatisticamente significantes p (sig) = 0,000 e p<0,05) para a compra pelos consumidores seriam: sabor diferenciado dos produtos (52,00%); ausência de produtos químicos (48,00%); localização do ponto de comercialização (92,00%); atendimento dos vendedores (94,00%) e sensação de segurança (38,00%). Em relação à compra, independentemente do valor do produto orgânico, o sexo feminino (30,97%) compraria, mesmo tendo os menores salários, em contrapartida, do sexo masculino (28,21%). Deste modo, fatores como qualidade do alimento e a relação com o produtor são fatores que influenciam na decisão de compra. A propensão a pagar um valor maior pelos produtos orgânicos advém dos consumidores que estão mais preocupados com questões de saúde e segurança alimentar.

Referência(s)
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