Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Dificuldades apontadas por professores do programa de mestrado profissional em ensino de biologia para o uso de metodologias ativas em escolas de rede pública na paraíba

2020; Brazilian Journal of Development; Volume: 6; Issue: 4 Linguagem: Português

10.34117/bjdv6n4-386

ISSN

2525-8761

Autores

Ana Laura Calazans dos Santos, Flávio Vieira Carvalho Silva, Luís Guilherme Teixeira dos Santos, Antônia Arisdélia Fonseca Matias Aguiar Feitosa,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

A formação continuada de professores se constitui como uma condição primordial para o desempenho profissional docente. Alguns programas acadêmicos têm investido na qualificação docente em diferentes áreas. O Curso de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede – PROFBIO, sediado na UFPB, oferece capacitação profissional voltada ao ensino inovador por meio de Metodologias Ativas (MA). Estas visam atender uma lacuna na qual o ensino tradicional não consegue que é acompanhar as demandas dos jovens e da sociedade atual. Por meio de MA o aluno passa a ser o protagonista de sua formação. Entretanto, na realidade da educação básica, ainda são encontrados muitos desafios para o alcance das inovações metodológicas. A pesquisa buscou identificar as dificuldades enfrentadas por docentes da educação básica quanto à implementação de metodologias ativas no ensino de biologia em escolas de rede pública da Paraíba. Foi um estudo quanti-qualitativo. Envolveu professores de biologia do ensino básico, que são mestrandos do PROFBIO na UFPB. Os dados foram coletados por meio de questionários online - ferramenta Google formulários. A amostra se constituiu de 26 docentes. Os resultados revelam os desafios a serem superados pelos professores para a implementação de metodologias ativas como: a superação ao modelo tradicional de ensino, a precária infraestrutura escolar, a falta de formação pedagógica de apoio às atividades curriculares. Tais fatores influenciam diretamente na qualidade do ensino dificultando o processo de aprendizagem. Evidencia-se a necessidade de que o espaço escolar seja alterado, com investimentos técnicos e pedagógicos para incorporar os novos cenários educativos, se adequando às demandas emergentes na formação destes jovens e aos desafios da sociedade contemporânea.

Referência(s)
Altmetric
PlumX