Mandragola: a comédia como patrimônio
2018; Institute for Operations Research and the Management Sciences; Volume: 28; Issue: 2 Linguagem: Português
ISSN
1526-551X
Autores Tópico(s)Italian Literature and Culture
ResumoO presente artigo analisa como a leitura da obra teatral de Maquiavel contribui para uma reflexao teorica das interfaces estabelecidas entre memoria, identidade e patrimonio. Buscaremos entender como esses conceitos sao expressos na dramaturgia do Renascimento italiano, principalmente no que tange a obra teatral Mandragola, de Nicolau Maquiavel, buscando identificar suas contribuicoes na conservacao da lingua, da memoria e da historia da Italia, nao so como principal texto teatral do Cinquecento italiano, mas tambem na preservacao do patrimonio cultural e dos tracos identitarios da sociedade florentina da Renascenca. Trataremos ainda da conversao da propria obra em patrimonio, que viria a ser reverenciada e preservada pelas futuras geracoes de escritores, como Andrea Calmo, Carlo Goldoni e Luigi Pirandello. Para tanto, usaremos como arcabouco teorico os estudos de filologia textual, bem como as obras de Stoppelli e Giovanardi & Trifone no que diz respeito a lingua de Maquiavel.
Referência(s)