Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A Direção de Fotografia no Cinema: uma abordagem sistêmica sobre seu processo de criação

2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Volume: 13; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5902/1983734840856

ISSN

1983-7348

Autores

Marcelo Moreira Santos,

Tópico(s)

Brazilian cultural history and politics

Resumo

O presente artigo tem como objetivo entender o papel do Diretor de Fotografia dentro de uma produção cinematográfica de caráter ficcional. Tendo como fundamento analítico os teóricos dos sistemas Edgar Morin e Jorge Vieira, o texto nos conduz a uma reflexão sobre o processo de co-autoria, fugindo das simplificações e trazendo a complexidade à poética do cinema. O artigo ainda aborda os aspectos antogônicos e contraditórios de duas metodologias de produção: a) de um lado o burocratizado modelo hollywoodiano fordista-taylorista adotado como parâmetro organizacional em produções cinematográficas no começo do século XX pelo cinema de indústria; b) de outro o modelo elitizado e romântico do “cinema de autor” cuja matriz relega apenas ao cineasta a assinatura de um filme; para depois complexificá-los por meio de parâmetros sistêmicos de análise. O artigo termina expondo o caminho evolutivo encontrado no processo de criação vinculado ao Diretor de Fotografia e qual seu papel na consolidação da poética cinemática de um diretor de cinema, e ainda aborda o caráter poli-funcional das produções atuais em que este profissional também assume ou acumula outras funções na confecção de um filme em plataforma digital.

Referência(s)