
O PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO E AS ADAPTAÇÕES NO COMPOSTO MERCADOLÓGICO DE UMA PEQUENA EMPRESA
2020; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; Volume: 27; Issue: 1 Linguagem: Português
10.4025/cadadm.v27i1.43293
ISSN2238-1465
AutoresDaniel Guerra Zaramella, Jéssica Sanna Liberato, Fabiane Cortez Verdu,
Tópico(s)Agricultural and Food Sciences
ResumoEste estudo teve como objetivo principal descrever o processo de internacionalização e asadaptações no composto mercadológico da Holz. Em termos específicos, pretendeu-se atingiros seguintes objetivos: (1) Identificar as estratégias de internacionalização da Holz; (2)Identificar as adaptações no composto mercadológico da Holz. A revisão da literaturacontempla os modelos gradual e Born Global de internacionalização, as principais estratégiasde internacionalização (exportação, contrato e investimento direto no exterior) e os elementosdo composto mercadológico (produto, preço, praça e promoção). Esta pesquisa pode serclassificada como qualitativa; a estratégia utilizada foi o estudo de caso. Os dados primáriosforam obtidos por meio de entrevista semiestruturada e os secundários col etados nowebsite da empresa. Foi realizada uma entrevista com o proprietário da Holz, a qual durouaproximadament e uma hor a, foi gravada e transcrita e posteriormente analisada pormeio da técnica de análise de conteúdo. O processo de internacionalização da Holz écaracterizado como Born global, pois a empresa foi criada para exportar madeira. A empresautilizou-se d a estratégia de exportação i n direta, por meio de agentes comissionados nopaís de o r i g em. O mix de marketing da Holz é adaptado conforme as necessidades domercado consumidor: o produto recebe alterações de acordo com a necessidade e costume decada país; as modificações de preço são limitadas, pois os preços são uniformes; o método dedistribuição é indireto; a promoção é inexistente.
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