
DOUTORADO DA REDE AMAZÔNICA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA SOB A PERSPECTIVA DOS EGRESSOS
2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO; Volume: 8; Issue: 2 Linguagem: Português
10.26571/reamec.v8i2.9979
ISSN2318-6674
AutoresAna Cláudia Tasinaffo Alves, Irene Cristina de Mello,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoA formação em nível stricto sensu no Brasil ocorreu, por muito tempo, nos grandes centros, sobretudo nas regiões Sul e Sudeste. A Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC) tem contribuído para mudar tal cenário, formando doutores para a região da Amazônia Legal. A pesquisa realizada teve como objetivo analisar como a REAMEC proporcionou mudanças na carreira profissional do doutor egresso, e analisar as percepções dos egressos em relação à formação obtida no processo de doutoramento. A abordagem da pesquisa é de cunho qualitativo, descritivo e exploratório, tendo como instrumento de produção de dados entrevistas e levantamento na plataforma Lattes com informações dos currículos dos egressos da turma 2011. A análise das entrevistas foi elaborada mediante análise de conteúdo de Bardin. Com os dados obtidos nas entrevistas, três categorias emergiram: satisfação acadêmica, financiamento e oportunidade de permanência na Amazônia Legal. A REAMEC formou 130 doutores até dezembro de 2019, e os entrevistados deste estudo mostraram-se satisfeitos com a formação recebida e narraram como a rede foi importante em sua trajetória profissional e de igual importância foi a sua formação ter ocorrido na região na qual atuam. O estudo possibilitou mostrar que a REAMEC é um programa consolidado na região e que possibilita, a passos largos, a constituição de grupos de pesquisas e programas de pós-graduação na área.
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