
Terapia breve intensiva com Finger Kazoo em homens professores – estudo de casos
2020; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 9; Issue: 7 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v9i7.3863
ISSN2525-3409
AutoresEsthefany Marques Menezes, Taoana Amanda Prediger da Luz, Gabriele Rodrigues Bastilha, Mara Keli Christmann, Carla Aparecida Cielo,
Tópico(s)Stuttering Research and Treatment
ResumoO objetivo do estudo foi verificar aspectos vocais, respiratórios e de autoavaliação de um grupo de homens professores sem afecções laríngeas após a realização de terapia breve intensiva com a técnica vocal Finger Kazoo. Trata-se de estudo de casos com cinco homens adultos, professores, avaliados antes e após 15 sessões de terapia breve intensiva com Finger Kazoo com análise descritiva dos dados. Após a terapia, a maioria dos tempos máximos de fonação aumentou, estando dentro da normalidade; as relações s/z e ė/e permaneceram na normalidade; a diferença entre a média das vogais e a contagem de números, bem como o nível de pressão sonora, permaneceram acima da normalidade; o limite superior da extensão dinâmica diminuiu; houve redução de medidas de perturbação de amplitude, de ruído e da frequência fundamental. Na Escala de Desconforto do Trato Vocal, houve redução na frequência e intensidade das sensações e sintomas; porém nos questionários Qualidade de Vida em Voz, com exceção do escore sócio-emocional, e Índice de Desvantagem Vocal, houve piora. Concluiu-se que neste grupo de homens professores, após terapia breve intensiva com Finger Kazoo, houve resultados positivos nas medidas de tempo máximo de fonação, frequência fundamental, perturbação da amplitude, ruído, limite superior da extensão dinâmica e na autopercepção de desconforto do trato vocal e domínio socioemocional do protocolo Qualidade de Vida em Voz.
Referência(s)