
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL NOS LIVROS DE MINICURSOS DA SBHMAT (2001-2017)
2020; INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO; Volume: 5; Issue: 1 Linguagem: Português
10.23926/rpd.2526-2149.2020.v5.n1.p28-44.id575
ISSN2526-2149
AutoresLucas Silva Pires, Iran Abreu Mendes,
Tópico(s)Rural and Ethnic Education
ResumoNeste artigo apresentamos os resultados de uma pesquisa sobre os livros de minicursos de história da matemática publicados pela Sociedade Brasileira de História da Matemática no período de 2001 e 2017, cujos conteúdos matemáticos foram destinados aos anos finais do Ensino Fundamental. Nosso objetivo foi identificar e caracterizar as sugestões propostas nesses livros para as ações didáticas do professor de Matemática desse nível escolar. Para operacionalização da pesquisa, inicialmente realizamos um levantamento dos livros de minicursos classificando-os em três tendências de pesquisa em História da Matemática, para selecionar somente aqueles voltados à história para o ensino da matemática. Em seguida identificamos e caracterizamos os livros com conteúdos dos anos finais do Ensino Fundamental. Os resultados apontaram que, dos 101 livros de minicursos, 21,78% propõem abordagens centradas em conteúdos relativos ao Ensino Fundamental dos anos finais que podem ser utilizadas com vistas a facilitar as organizações e ações didáticas do professor nas suas aulas de matemática.
Referência(s)