Artigo Produção Nacional

JOGOS DIGITAIS GRATUITOS DE MATEMÁTICA: ANÁLISE DOS REQUISITOS E O ENSINO PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL / MATHEMATICS FREE DIGITAL GAMES: REQUIREMENTS ANALYSIS AND TEACHING FOR CHILDREN WITH INTELLECTUAL DISABILITIES

2020; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Português

10.46827/ejse.v6i1.3052

ISSN

2501-2428

Autores

Edson dos Santos Cordeiro, Gabriela Corbari dos Santos, Gustavo Yuji Sato, Margarette Matesco Rocha,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

A perspectiva da educacao inclusiva trouxe diversos desafios para a escola comum, incluindo a necessidade de investimentos em estrategias diferenciadas para o ensino das criancas com necessidades educacionais especiais. A utilizacao de jogos digitais para o ensino da matematica tem aumentado nas ultimas decadas, no entanto, ainda sao escassos os estudos relacionados a analise dos jogos digitais disponiveis e, em especial, a analise da relacao entre os requisitos e as caracteristicas das criancas com deficiencia intelectual. O objetivo do presente estudo foi identificar e caracterizar os jogos digitais gratuitos para celular, disponiveis na loja virtual Google Play, voltados ao ensino de operacoes basicas de matematica destinados as criancas com deficiencia intelectual. A selecao dos jogos ocorreu a partir do mecanismo de busca da loja virtual e foram utilizados diversos criterios, incluindo idade, escolaridade e habilidades basicas de matematica. Foram identificados oito jogos e analisados por meio de onze requisitos, subdivididos em dezenove questoes, entretanto, em nenhum deles havia indicacao explicita que as atividades propostas eram para as criancas com necessidades educacionais especiais. Os resultados mostraram que seis jogos atenderam ao menos 60% dos requisitos investigados e a discussao a respeito da relacao entre os requisitos e as caracteristicas das criancas com deficiencia intelectual permitiu apresentar algumas recomendacoes para o entendimento do impacto da presenca ou nao de um dado requisito sobre o desempenho da crianca no jogo e a sua aprendizagem. The perspective on inclusive education brought several challenges to the regular school, including the need to invest in differentiated strategies for teaching children with special educational needs. Digital games' use for teaching mathematics has increased in recent decades, however, studies related to the available digital games analysis are still scarce, particularly, the relationship between the requirements and children with intellectual disabilities characteristics analysis. The objective of the present study was to identify and characterize free digital mobile games, available in the Google Play, aimed to teaching basic mathematical operations for children with intellectual disabilities. The games were selected using the online store search engine and several criteria were used, including age, educational stage and basic math skills. Eight games were identified and analysed using eleven requirements, subdivided into nineteen questions, however, in none of them there was any explicit indication that the proposed activities were for children with special educational needs. The results showed that six games met at least 60% of the investigated requirements and the discussion about the relationship between the requirements and children intellectual disabilities characteristics allowed to present some recommendations for understanding the presence (or not) of a given requirement impacts on the child's performance in the game and learning. Article visualizations:

Referência(s)