Fomento à indústria audiovisual no Brasil: a visão das produtoras inde-pendentes
2019; Volume: 14; Issue: 1 Linguagem: Espanhol
ISSN
2236-8000
AutoresOthon Jambeiro, Fábio Furlan Ferreira, Kátia Morais,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoRESUMOO artigo busca investigar a visao das produtoras independentes de audiovisual no Brasil sobre as acoes de fomento publico destinadas ao setor em nivel federal e geridas pela Agencia Nacional do Cinema (Ancine). Foram consideradas produtoras contempladas em linhas de financiamento do Fundo Setorial ao Audiovi-sual. No total, 119 produtoras de todo o Brasil participaram da investigacao, por meio de entrevistas e questionarios com perguntas abertas e fechadas. Os resultados mostram que o segmento das produtoras e heterogeneo em perfis, demandas e modos de se relacionar com as instâncias de financiamento. Os principais pontos positivos do fomento publico ao audiovisual, na avaliacao dessas empresas foram: a cota de tela da TV por assinatura; as condicoes criadas para aumentar o potencial competitivo das produ-toras e seu relacionamento com os agentes de mercado; e o aumento no numero de obras independentes comercializadas. Os pontos negativos incluem: os criterios de selecao da Ancine; a complexidade dos pro-cessos de contratacao e prestacao de contas; e a concentracao dos investimentos em grandes produtoras do eixo Rio-Sao Paulo.Palavras-chave: Brasil: produtoras audiovisuais independentes; Brasil: incentivos publicos para a produ-cao audiovisual; Brasil: expectativas das produtoras audiovisuais. RESUMENEl articulo trata de investigar la vision de las empresas de produccion audiovisual independiente en Brasil acerca de las acciones publicas de financiamiento para el sector a nivel federal y administrado por la Agencia Nacional del Cine (Ancine). Fueran consideradas empresas contempladas en lineas de financia-cion del Fondo Sectorial del Audiovisual. En total 119 empresas de todo Brasil participaron en la investi-gacion, a traves de entrevistas y cuestionarios con preguntas abiertas y cerradas. Los resultados muestran que las productoras del segmento es heterogeneo en perfiles, demandas y formas de relacionarse con los organismos financieros. Las principales fortalezas de la financiacion publica del audiovisual, en la evalua-cion de estas empresas fueron: la cuota de pantalla de TV de paga; las condiciones creadas para incre-mentar el potencial competitivo de las productoras y su relacion con los agentes del mercado; y el au-mento en el numero de trabajos independientes comercializados. Los negativos incluyen: los criterios de seleccion; la complejidad de los procesos de contratacion publica y rendicion de cuentas; y la concentra-cion de las inversiones en grandes productores de Rio de Janeiro y Sao Paulo.Palabras clave: Brasil: productores audiovisuales independientes; Brasil: incentivos publicos para la pro-duccion audiovisual; Brasil: las expectativas de los productores audiovisuales. ABSTRACTThis article investigates independent audiovisual production companies’ perceptions towards federal public incentives managed by the National Cinema Agency (Ancine) for the segment in Brazil. The sample was comprised of production companies that were awarded with money from the Audiovisual Sectorial Fund via Prodav financing lines. In total, 119 companies from all over Brazil were part of the investigation, answered a survey, and provided interviews. The results demonstrate that the production companies vary in their profiles, demands and in how they relate to the fomenting instances. According to these firms, current policies have positive aspects: mandatory quotas at paid TV channels; the increase of their com-petitiveness; the betterment of their relationship with market agents; and the increase in the amount of commercialization of their audiovisual products. As negatives, they mentioned: the criteria involved in Prodav’s selection process; the complexity involved in signing contracts and submitting accounts; and the concentration of projects among big producing companies from Rio de Janeiro and Sao Paulo.Keywords: Brazil: Independent audiovisual producers; Brasil: public incentives to audiovisual production; Brasil: audiovisual producers’ expectations.
Referência(s)