Comportamento Antiético no Trânsito

2019; Volume: 4; Issue: 8 Linguagem: Português

ISSN

2525-3824

Autores

Carlos Alexandre Fedrigo,

Tópico(s)

Urban Transport and Accessibility

Resumo

A Psicologia do Trânsito ainda e nova no Brasil e so nos ultimos anos passou a fomentar a insercao dos psicologos em discussoes mais amplas sobre politicas publicas de saude, educacao e seguranca na circulacao de pessoas. De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul, somente em 2016 foram 4.086 multas por infracao em deixar de dar preferencia aos pedestres, nao sendo feita nenhuma relacao entre classe social e tipo de veiculo. Partindo do pressuposto que automoveis sao um bom indicador de classe social, o objetivo deste trabalho foi observar os motoristas do municipio de Bento Goncalves e tentar correlacionar a classe social destes e sua reacao frente a um pedestre prestes a atravessar a rua em faixa de seguranca. Os resultados mostram que das 380 observacoes de motoristas feitas, somente 84 (22,1%) deles pararam para o pedestres. Nao foi possivel estabelecer correlacao entre classes sociais e respeito a lei, visto que em todos os grupos estratificados – de acordo com sexo, idade e classe social – ha um enorme descaso frente ao pedestre. Sugerimos novos estudos em outras areas da cidade e outros bairros para corroborar os achados aqui demonstrados.

Referência(s)