
Formação Superior em Educação Física no Brasil: um estudo de caso
2019; National University of La Plata; Volume: 21; Issue: 4 Linguagem: Português
10.24215/23142561e103
ISSN2314-2561
AutoresLeon Ramyssés Vieira Dias, André Malina, Silvio de Cássio Costa Telles, Antônio Cláudio Gómez de Sousa, Ângela Celeste Barreto de Azevedo,
Tópico(s)Education and Public Policy
ResumoA formação superior em Educação Física vem sendo cada vez mais discutida por pesquisadores da área. Hoje, o curso é dividido em licenciatura e bacharelado, regulamentados pelas Resoluções CNE/CP 01/02 e CNE/CES 07/04, respectivamente. Com a nova Resolução (CNE/CES, 584/2018) que aguarda homologação, no entanto, dentre outras modificações, será possível que as Instituições de Ensino Superior ofereçam as duas formações em um único currículo. Em posse de tal debate, o presente artigo tem como objetivo geral comparar e analisar os Projetos-Político-Pedagógicos de uma Universidade Federal que oferece, em currículos distintos, os cursos de licenciatura e bacharelado. A partir de uma ampla coleta de dados, utilizou-se uma metodologia de estudo de caso para retratar as possíveis aproximações e os possíveis distanciamentos entre os cursos de licenciatura e bacharelado nas Universidades Federais. Além disso, os dados foram também tratados qualitativamente inspirados no princípio educativo de Antonio Gramsci. Como resultado, pôde-se observar que há uma ampla gama de disciplinas comuns aos dois cursos, bem como uma proposta de formação aproximada, apesar de serem oferecidos separadamente. Desse modo, concluiu-se que a oferta do curso de Educação Física separadamente pode ser reconceptualizada e repensada a partir das novas Diretrizes Curriculares.
Referência(s)