
INTERDISCIPLINARIDADE, RAZÃO E IMAGINAÇÃO: ALTERNATIVAS PARA SUPERAR OBSTÁCULOS DOCENTES E DISCENTES
2020; INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO; Volume: 5; Issue: 1 Linguagem: Português
10.23926/rpd.2526-2149.2020.v5.n1.p502-521.id634
ISSN2526-2149
AutoresCleise Helen Botelho Koeppe, Janaína Enck, Marcus Eduardo Maciel Ribeiro, Luciana Calabró,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO presente artigo relata uma viagem de estudos que teve por objetivo fornecer dados sobre como a interdisciplinaridade, a razão e a imaginação podem colaborar para a superação de obstáculos que se apresentam durante o processo de construção da aprendizagem, considerando a estesia e as relações afetivas como mediadoras desse processo. Decorrente de uma pesquisa-ação, cujos dados foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva, trata-se de uma experiência interdisciplinar efetuada por duas professoras de Artes e Ciências, no Museu Oscar Niemeyer, localizado em Curitiba - PR, com alunos de uma Escola Municipal de Educação Básica de Florianópolis-SC. A atividade foi elaborada como estratégia de ensino para superar obstáculos epistemológicos detectados pelas professoras em sua prática cotidiana. Concluiu-se que estes fatores contribuem significativamente não só para auxiliar os professores na superação de obstáculos à sua prática docente mas, também, na construção de conhecimentos artísticos e científicos pelos alunos.
Referência(s)