
METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM POSSÍVEIS AO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO; Volume: 8; Issue: 2 Linguagem: Português
10.26571/reamec.v8i2.9422
ISSN2318-6674
AutoresCarlos José Trindade da Rocha, Sidilene Aquino de Farias,
Tópico(s)Education during COVID-19 pandemic
ResumoEste artigo resulta de um estágio de pós-doutoramento em ensino de ciências e matemática da Universidade Federal do Amazonas, e teve como objetivo identificar e especificar metodologias ativas de aprendizagem, considerando um conjunto de práticas e de técnicas contextualizadas, viáveis ao ensino de ciências e matemática. Para isso, utilizou-se uma metodologia de abordagem qualitativa com características de pesquisa descritiva. A constituição dos dados, compreendeu o período de 2015 a 2020, selecionando-se textos com relações diretas com o tema, através de análise de Revisão Sistemática da Literatura (RSL). Os resultados identificaram dezessete métodos ativos que valorizam e estão relacionados à autonomia e protagonismo estudantil, dessa forma contribuindo para o estudo do tema por professores e/ou formadores de professores, e para o fortalecimento da educação científica. As metodologias ativas, são representadas principalmente por modelos de aprendizagem baseada em projetos, atividades colaborativas e solução de problemas reais, aproveitando recursos tecnológicos, tendo alto potencial pedagógico.
Referência(s)