Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O ensino de língua inglesa na contemporaneidade: análise de unidades de livros didáticos de alcance global de acordo com o paradigma do inglês como língua internacional (ILI)

2019; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 18; Issue: 31 Linguagem: Português

10.12957/palimpsesto.2019.44943

ISSN

1809-3507

Autores

Caio Antônio Nóbrega,

Tópico(s)

Linguistic Education and Pedagogy

Resumo

Neste artigo, objetivamos analisar duas unidades de dois livros didáticos de ensino de inglês que possuem alcance global, a partir dos preceitos que fundamentam a área de Inglês como língua internacional (ILI). Para tanto, fazemos um percurso teórico em que discutimos algumas das principais questões que envolvem a área de ILI, sua intersecção potencialmente descolonizadora com a Linguística Aplicada, bem como tratamos da relação entre livros didáticos e ensino de ILI. A análise demonstra que os dois livros cotejados não se encontram plenamente articulados aos preceitos pedagógicos de ILI; de fato, algum grau de adaptação ou complementação é necessário.

Referência(s)
Altmetric
PlumX