A CONTRIBUIÇÃO DA PSICANÁLISE NA TRATATIVA PSICOPEDAGÓGICA E NEUROPSCICOPEDAGÓGICA CLÍNICA E INSTITUCIONAL
2020; Volume: 3; Issue: 1 Linguagem: Português
10.38087/2595.8801.27
ISSN2595-8801
AutoresAndreia Marques Melo da Silva,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoA psicanálise e a psicopedagogia se relacionam entre si, uma vez que a psicopedagogia surge a partir de uma soma de onhecimentos de vários profissionais, de campos vastos de pesquisas uma delas a psicanálise, que propõem um olhar mais perspicaz para as emoções no processo de aprendizagem no âmbito escolar, uma vez que o paciente em si não abandona suas moções no processo de aprendizagem ou contrário, assim sendo, há uma linha tênue neste momento, quando o psicopedagogo recisa entender que suas observações pedem muito mais que seu olhar direcionado pela psicopedagogia, somente, mas a ntervenção psicanalítica no processo de direcionamento do aprendente ou paciente, diante disto o objetivo deste artigo é ustamente pontuar a contribuição dessa ciência – psicanálise - no processo de investigação e intervenção psicopedagógica tanto línica quanto institucional e o quanto pode ser enriquecedor essa contribuição para nortear observações e entender situações no omento de escuta do paciente e familiares. O processo de pesquisa para se chegar a esta conclusão aconteceu dentro dos tendimentos feitos por mim em clinica, de forma quantitativa, à medida que pesquisava e lia a respeito da psicanálise, procurei plicar no processo de escuta e analisar as informações coletadas sob uma perceptiva mais analítica, sendo essa alicerçada na ciência psicanálise- meu objeto de estudo, as leituras que estruturei minha pesquisa, além de vários artigos lidos, foi Anna Freud - tratamento psicanalítico de crianças, além de artigos de Jacques Lacan, Nadia Bossa entre outros que contribuíram para direcionamento na linha de pesquisa que foi traçada para nesse artigo
Referência(s)