Artigo Acesso aberto Produção Nacional

RELAÇÃO DE DISCIPLINAS AMBIENTAIS NAS MATRIZES CURRICULARES DOS CURSOS TECNOLÓGICOS DA FATEC

2019; Volume: 2; Linguagem: Português

10.33635/sitefa.v2i1.81

ISSN

2675-7540

Autores

Gian Lucas Ramalho Bonetti, Douglas Leonardo Camargo Colucci, Celso Luiz Franzotti,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

Este trabalho foi desenvolvido com a finalidade de verificar a adequação das matrizes curriculares dos cursos tecnológicos da FATEC (Faculdade de Tecnologia de São Paulo) como propõe a Política Nacional de Educação Ambiental - PNEA (Lei 9.795/1999). A PNEA dispõe sobre sua conceituação, princípios, objetivos e disposições da aplicação dos temas ambientais nas instituições ensino. A FATEC é uma instituição de ensino superior do estado de São Paulo presente em 66 cidades do interior e litoral do estado mais a Capital. A verificação se deu por meio de uma análise das matrizes curriculares dos 77 cursos tecnológicos atualmente ministrados nos campi da FATEC, que objetivou identificar quais cursos possuem em sua matriz curricular a disciplina de Gestão Ambiental e/ou outras disciplinas correlacionadas ao tema. Também foi levantado quais temas ambientais são abordados nas ementas dos cursos e a inserção da gestão ambiental nos eixos tecnológicos que classificam os campos de atuação dos cursos ministrados na FATEC. Como resultado obteve-se a distribuição dos cursos que apresentam ao menos uma disciplina de gestão ambiental em sua grade, bem como a distribuição deste contexto nos eixos tecnológicos.

Referência(s)
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