
UMA PROPOSTA DE UTILIZAÇÃO DA TEAM BASED LEARNING NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
2018; Volume: 2; Issue: 1 Linguagem: Português
10.15202/25262254.2017v2n1p31
ISSN2526-2254
AutoresEloiza Gomes, Bárbara Lutaif Bianchini, Gabriel Loureiro de Lima,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoNa proposta apresentada neste artigo, exploramos, com vistas à formação do (futuro) professor de Matemática, as transformações geométricas em , empregando uma adaptação da estratégia Team-Based Learning (TBL) e a utilização do software GeoGebra®, tendo como referenciais teóricos, o jogo de quadros, os distintos pontos de vista e considerando também a mobilização de diversos registros de representação semiótica. São propostas atividades contemplando conceitos relacionados às retas no plano, dependência e independência linear, combinação linear, geradores de um subespaço, base, transformação linear e matriz canônica de uma transformação linear e, na sequência, situações que abordam noções de Álgebra Linear relacionadas a temas que fazem parte do currículo da Educação Básica. As questões foram elaboradas de modo a propiciar uma abordagem diferenciada, da que comumente é abordada, do objeto matemático transformações geométricas em
Referência(s)