
História de vida de uma intelectual brasileira: Jusamara Souza e seus desafios epistemológicos com a Educação Musical
2020; Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph); Volume: 05; Issue: 13 Linguagem: Português
10.31892/rbpab2525-426x.2020.v5.n13.p243-260
ISSN2525-426X
Autores Tópico(s)History of Education Research in Brazil
ResumoEste artigo foi elaborado no âmbito de uma pesquisa de pós-doutorado realizada no ano de 2018 na Universidade Federal de Pelotas. A construção da História de Vida de Jusamara Souza com o campo da Educação Musical esteve pautada nas obras do filósofo Paul Ricouer, com destaque para as obras Tempo e Narrativa e o Si mesmo como um outro. Tomo como objeto de estudo compreender na história de vida profissional dessa pesquisadora que trajetórias são essas que levaram à sua visão de educação musical. Por acreditar e estar embasada nos pressupostos teóricos e metodológicos das Histórias de Vida e sua grande representatividade para a área de Educação, escolhemos a abordagem da História de Vida em diálogo com a epistemologia de Maria Helena Menna Barreto Abrahão. Os episódios foram construídos com temas que emergiram das fontes orais e documentais dentro da tríplice mímese da aventura (auto)biográfica, que consiste em fazer da sua história de vida um modo de exprimir-se, socializar-se e avaliar-se formativamente com a área da Educação Musical. Acredito que ao trazer a trajetória profissional desta educadora musical brasileira, é possível dizer que, nas várias histórias da educação musical no Brasil, há um esforço no campo da educação musical na tentativa de compreender na história de vida profissional de educadores, professores e pesquisadores a percepção da própria historicidade da área e suas epistemologias.
Referência(s)