
Aquecedor solar de baixo custo: uma ferramenta pedagógica para o ensino de conceitos termodinâmicos e a conscientização socioambiental
2020; UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL; Volume: 11; Issue: 3 Linguagem: Português
10.26843/rencima.v11i3.2383
ISSN2179-426X
AutoresIsaac Max Pereira, José Geraldo De Oliveira Júnior, Pablo Parmezani Munhoz, Alessandro Damásio Trani Gomes, Fernando Otávio Coelho,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoA importância de projetos de ensino com temáticas que promovam o desenvolvimento do aluno como cidadão consciente, atuante na sociedade e preocupado com o meio ambiente em que vive, é cada vez mais ressaltada por educadores e pesquisadores na área de ensino de Física. Nesse contexto, o subprojeto de Física do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES) da [nome da IES suprimido] apresenta os resultados da execução de uma proposta para o ensino de termodinâmica, abordando o funcionamento de um aquecedor solar e os benefícios socioambientais da utilização desse equipamento. Utilizando um modelo de aquecedor de baixo custo, produzido a partir da reutilização de materiais descartáveis, abordam-se conceitos e processos físicos. Um mesmo questionário foi aplicado antes e após duas semanas da atividade. Os resultados foram comparados por meio de testes estatísticos, apontando para uma diferença estatisticamente significativa das médias do pré e do pós-teste. São discutidas as potencialidades e limitações das atividades desenvolvidas, bem como suas implicações para o ensino de Física.
Referência(s)