
Abordagens na pesquisa em educação Matemática: algumas reflexões e perspectivas epistemológicas
2020; Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGEO); Volume: 13; Issue: 32 Linguagem: Português
10.20952/revtee.v13i32.13465
ISSN2358-1425
AutoresJosé Ricardo e Souza Mafra, Pedro Franco de Sá,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoEste trabalho apresenta um estudo de natureza bibliográfica, objetivando realizar uma reflexão sobre abordagens de pesquisa em Educação Matemática, no Brasil e a nível mundial. Apresenta elementos referenciais para se pensar e refletir sobre a atividade de pesquisa educacional, relativa à educação matemática, através de diversas fontes bibliográficas, tais como: livros, periódicos, anais de eventos de educação matemática ou educação, relacionadas ao tema da pesquisa. Os resultados obtidos indicam que a diversidade de abordagens de pesquisa da Educação Matemática advém das diversas correntes metodológicas, configuradas nas últimas décadas, com forte ênfase na pesquisa em Ciências Sociais e na Educação, projetando uma espécie de espalhamento epistemológico. Estas projeções epistemológicas, apontam desafios atuais, tais como: produzir resultados generalizáveis e que se aproximem da Educação Básica; desenvolver repositórios das tendências de pesquisa; aumentar a quantidade de pesquisas em rede e a produção de materiais adequados para quem não gosta de matemática. Palavras-chave: Educação Matemática, Abordagens metodológicas, Epistemologia da Educação Matemática.
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