Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A Modelagem Matemática na Educação Infantil: uma experiência vivida

2020; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS; Volume: 4; Linguagem: Português

10.24116/emd.e202016

ISSN

2526-6136

Autores

Cibelli Batista Belo, Dioní­sio Burak,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

A Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica e é considerada fundamental para o desenvolvimento cognitivo, afetivo, social e físico da criança. A Modelagem Matemática, sob o ponto de vista da Educação Matemática, se apresenta como uma prática pedagógica capaz de possibilitar esse desenvolvimento. Este artigo tem como objetivo descrever as contribuições da Modelagem Matemática no desenvolvimento das crianças em uma turma de Pré I, entre 4 a 5 anos. Participaram da investigação, dez crianças de uma escola pública. Os dados foram obtidos por meio de observações, fotos e filmagens. A análise foi realizada com base nos dados coletados. Descreve como as práticas foram concretizadas e as modificações necessárias ocorridas nas suas etapas quando desenvolvidas em uma turma de Pré I. Os resultados mostram as contribuições dessa prática pedagógica para o desenvolvimento das crianças, tornando-as mais participativas, autônomas e ressaltando a importância do diálogo e a interação entre elas.

Referência(s)