Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

“O Coração da Matemática” na formação dos futuros professores de matemática

2020; Sociedade Brasileira de Educação Matemática; Volume: 17; Linguagem: Português

10.37001/remat25269062v17id245

ISSN

2526-9062

Autores

Fredy Enrique González,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Uma competência própria dos professores que ensinam matemática é sua capacidade para resolver problemas; sua relação com os problemas é dupla. Por um lado, eles devem ser bons resolvendo problemas; e pelo outro, também devem desenvolver sua perícia para conseguir que seus alunos aprendam a resolve-los. Como é que se aprende a resolver problemas matemáticos? Neste artigo é afirmado que “a resolver problemas se aprende somente resolvendo problemas”, adquirindo uma consciência vivencial dos detalhes cognitivos, metacognitivos e afetivos vinculados com a atividade própria dos processos de busca da solução aos problemas. Para verificar a afirmação anterior, foi realizada uma experiência com estudantes de um curso de licenciatura em Matemática (futuros professores de Matemática) oferecido por uma universidade pública venezuelana especializada na formação de docentes. A esses estudantes foi lhes pedido encontrar a solução a problemas de Matemática e escrevessem relatos narrativos (protocolos; GONZÁLEZ, 2001) sobre tudo o que eles tinham realizado para encontrar as soluções. Depois os estudantes fizeram uma análise comparativa do trabalho realizado para resolver cada um dos problemas. Desse modo conseguiram identificar as estratégias heurísticas usadas e construíram seu perfil pessoal individual como resolvedor de problemas matemáticos. Os resultados desta experiencia foram integrados no livro intitulado “Testemunhas do Coração: histórias de resolvedores de problemas Matemáticos” que ainda se encontra inédito.

Referência(s)