
ANTECEDENTES E CONSEQUENTES DA PROCRASTINAÇÃO DE DISCENTES EM DISCIPLINAS DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
2020; Volume: 31; Issue: 1 Linguagem: Português
10.22561/cvr.v31i1.5271
ISSN2317-6806
AutoresItzhak David Simão Kaveski, Ilse María Beuren,
Tópico(s)Intellectual Capital and Performance Analysis
ResumoEste estudo objetiva verificar os fatores que levam discentes do curso de Ciências Contábeis ao comportamento procrastinador em disciplinas da área e sua influência na vida acadêmica. Pesquisa descritiva foi realizada a partir de um levantamento, tendo como amostra 225 alunos de três universidades, uma particular, uma comunitária e uma pública. Para testar as hipóteses utilizou-se a modelagem de equações estruturais. Os resultados da pesquisa sinalizaram que os antecedentes pessoais e situacionais levam os discentes a procrastinarem as tarefas de disciplinas da área do curso. Constatou-se também que há relação positiva entre a procrastinação e o desvio de conduta acadêmica. Além disso, identificou-se que há relação negativa entre procrastinação e desempenho acadêmico. Conclui-se com base nos resultados que os fatores pessoais e situacionais levam à procrastinação de discentes do curso de Ciências Contábeis em disciplinas da área. Além disso, que o comportamento procrastinador pode afetar tanto o desempenho acadêmico como o desvio de conduta, inclusive colocar em risco as notas das disciplinas e a perda do curso. Os resultados do estudo contribuem para que docentes e discentes reflitam sobre os resultados negativos da procrastinação no decorrer das disciplinas e para a elaboração de planos e estratégias pedagógicas que possam melhorar a trajetória acadêmica dos alunos.
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