Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Aplicação de um modelo Multicriterial para auxiliar a seleção de tecnologias de tratamento de águas residuais em zonas urbanas.

2020; Brazilian Journal of Development; Volume: 6; Issue: 4 Linguagem: Português

10.34117/bjdv6n4-303

ISSN

2525-8761

Autores

Educélio Gaspar Lisbôa, Érico Gaspar Lisbô, Marco Aurélio Arbage Lôbo, Helena Lúcia Zagury Tourinho, Leonardo Augusto Lobato Bello, Fabrini Quadros Borges,

Tópico(s)

Water-Energy-Food Nexus Studies

Resumo

O objetivo deste artigo é selecionar uma tecnologia de maneira eficiente (“ideal”) para tratamento de águas residuais (IWTT), que deve ser priorizada e integrar-se à fase inicial de um planejamento estratégico para concepção do sistema de estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Quintino em Belem/Pa. Para este fim, utilizou-se uma análise de um modelo multicriterial AHP, cuja aplicação foi condicionado por três contextos (ou cenários) a serem considerados à seleção de uma IWTT: (i) o impacto econômico e ênfase nos parâmetros que determinam as condições e padrões de lançamento de efluentes; (ii) a utilização de reúso da água para usos restritivos e não restritivos; e (iii); características urbanas . Em função destes cenários, considerando pelo menos onze critérios técnico-econômicos, ambientais e sociais, foi escolhido entre as seis alternativas tecnológicas de tratamento de águas residuais mais usados no município de Belém, especialmente na ETE da Quintino. Os resultados indicaram que, a aplicação de um modelo com enfoque em múltiplos critérios (econômicos, técnicos, ambientais e sociais) se apresentou como uma importante ferramenta a ser utilizado pelo gestor do município de Belém, na medida em que a tomada de decisões para selecionar uma IWTT possa minimizar os seus custos e otimizar os ganhos.

Referência(s)
Altmetric
PlumX