
Uso de Recursos Naturais nas Palafitas Amazônicas :Estudo de caso na Comunidade Nossa Senhora das Graças (Manacapuru-Amazonas)
2020; Brazilian Journal of Development; Volume: 6; Issue: 4 Linguagem: Português
10.34117/bjdv6n4-321
ISSN2525-8761
AutoresGislany Mendonça de Sena, Therezinha de Jesus Pinto Fraxe, Mônica Suani Barbosa da Costa, Vinícius Verona Carvalho Gonçalves, Janderlin Patrick Rodrigues Carneiro, Jaisson Miyosi Oka, Antônio Carlos Witkoski,
Tópico(s)Urban Development and Societal Issues
ResumoExistem diversasáreas da Região Amazônica que convivem com enchentes periódicas dos rios, o que denominamos como área de várzea, esse evento designa grande impacto nas condições de vida, principalmente das populações residentes nessas áreas. A adaptabilidade humana pode ser considerada uma estratégia de vida das famílias moradoras dessas regiões, pois, apresentam diversas formas e habilidades de adaptabilidade, devido a sazonalidade, utilizando recursos naturais. A pesquisa objetivou analisar a dinâmica dos recursos naturais nas palafitas da Comunidade Nossa Senhoras das Graças em Manacapuru-Am. O estudo foi pautado na coleta de dados a partir de pesquisa bibliográfica, com uma abordagem quantitativa e qualitativa. Foi realizado o uso de entrevistas abertas e de registros fotográficos, na finalidade da culminância dos objetivos almejados. Diante da análise dos dados obtidos, foi possível identificar que a madeira é o principal recurso natural utilizado pelos ribeirinhos em suas palafitas, construídas respeitando as dinâmicas de cheia do rio. É perceptível, que desde o planejamento da construção, a manutenção das moradias, até as atividades de plantio são adaptadas para assim resistirem as intempéries da natureza.
Referência(s)