
Copa do Mundo “Brasil 2014”: o uso político-ideológico do futebol em propagandas governamentais
2020; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 9; Issue: 7 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v9i7.3804
ISSN2525-3409
AutoresAriane Boaventura da Silva Sá, Fernando Augusto Starepravo,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoO objetivo da pesquisa foi analisar, por meio de estratégias textuais, como se deu o uso político-ideológico do futebol em propagandas do governo federal elaboradas para a Copa do Mundo de 2014. Para isso, utilizamos as orientações da Análise Textual baseada na Semiótica. A análise evidenciou que o futebol foi utilizado pelo governo federal com fins político-ideológicos por meio do reforço ao sentimento de patriotismo, combate ao racismo, a presença de intencionalidades visando promover aceitação da realização da Copa do Mundo no Brasil e, relações intertextuais com a plataforma política do Partido dos Trabalhadores, que naquele momento governava o país e que concorreria à reeleição em 2014.
Referência(s)