Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Copa do Mundo “Brasil 2014”: o uso político-ideológico do futebol em propagandas governamentais

2020; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 9; Issue: 7 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v9i7.3804

ISSN

2525-3409

Autores

Ariane Boaventura da Silva Sá, Fernando Augusto Starepravo,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

O objetivo da pesquisa foi analisar, por meio de estratégias textuais, como se deu o uso político-ideológico do futebol em propagandas do governo federal elaboradas para a Copa do Mundo de 2014. Para isso, utilizamos as orientações da Análise Textual baseada na Semiótica. A análise evidenciou que o futebol foi utilizado pelo governo federal com fins político-ideológicos por meio do reforço ao sentimento de patriotismo, combate ao racismo, a presença de intencionalidades visando promover aceitação da realização da Copa do Mundo no Brasil e, relações intertextuais com a plataforma política do Partido dos Trabalhadores, que naquele momento governava o país e que concorreria à reeleição em 2014.

Referência(s)
Altmetric
PlumX