
FANFICTION: POSSIBILIDADES DE LEITURA E ESCRITA COLABORATIVA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL/FANFICTION: POSIBILIDADES DE LECTURA Y ESCRITURA COLABORATIVAS EN EL 9º AÑO DE LA EDUCACIÓN FUNDAMENTAL
2020; Volume: 28; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
2316-3933
AutoresEdisângela Marim Basto, Maria José Landivar de Figueiredo Barbosa,
Tópico(s)Literature, Culture, and Aesthetics
ResumoEste trabalho apresenta uma das etapas do desenvolvimento de um projeto de intervencao que propoe incentivar a leitura e a escrita a partir de textos digitais - a Fanfiction, com alunos do 9o ano do Ensino Fundamental de uma Escola Estadual em Cuiaba -MT, em uma tentativa de contribuir significativamente para a inovacao e motivacao dos alunos para essa pratica que envolve os multiletramentos. Dessa forma, buscou-se estabelecer relacoes em diferentes perspectivas de letramentos, especialmente, a socio historica e a linguistica. A proposta de trabalho iniciou-se a partir do conceito dos alunos sobre o que seja uma “boa leitura”, nessa direcao, estabeleceu-se um canal para ampliar esse repertorio e estimular a producao textual colaborativa. A escolha pela Fanfiction, uma nova forma de letramento on-line, aconteceu por ser uma pratica comum entre os adolescentes que participam de uma comunidade virtual, pois alem de ler historias criadas por fas de series de TV, livros, filmes, mangas, bandas, etc., tambem comentam, curtem, seguem e interagem com os escritores e ou podem ser autores de suas proprias historias.
Referência(s)