Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Pensamento crítico e criativo em Matemática em diretrizes curriculares nacionais

2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA; Linguagem: Português

10.14393/er-v27n3a2020-8

ISSN

1983-1730

Autores

Mateus Gianni Fonseca, Cleyton Hércules Gontijo,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

O rápido progresso científico e tecnológico tem nutrido o estabelecimento de diferentes e inéditas demandas, enquanto o pensamento crítico e criativo vem sendo apontado em diversos trabalhos como importante para a resolução de problemas não triviais – embora haja fragilidade no que se refere à sua conceituação, mesmo em documentos oficiais. Trata-se este artigo de discussão teórica acerca do pensamento crítico e criativo, em particular no campo da matemática, a partir de uma pesquisa documental (Parâmetros Curriculares Nacionais, Base Nacional Comum Curricular e em bases de dados de produção científica). Como desdobramento da pesquisa, um conceito é proposto, juntamente com exemplos que ilustram como estimular o pensamento crítico e criativo em matemática em sala de aula. Espera-se que o mesmo seja útil para fundamentar políticas públicas educacionais, incluindo a construção de currículos escolares, e, por conseguinte, as práticas pedagógicas no campo da matemática em diferentes níveis e modalidades de ensino.

Referência(s)