Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A noção de obstáculo didático institucional

2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Volume: 13; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5007/1982-5153.2020v13n1p73

ISSN

1982-5153

Autores

Werventon Dos Santos Miranda, Francisco Hermes Santos da Silva, Renato Borges Guerra, José Messildo Viana Nunes,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

As pesquisas sobre os obstáculos na aprendizagem da Matemática demonstram uma variedade de classificações, como as de ordem ontogenética, didática e epistemológica elencadas por Brousseau. Ainda existem contribuições de outros pesquisadores como os obstáculos emocionais e linguísticos. Nesse sentido, temos como objetivo caracterizar o Obstáculo Didático Institucional a partir de elementos que compõem as epistemologias institucionais presentes no ensino da Matemática em turmas do primeiro e segundo segmentos do ensino fundamental em relação ao objeto fração. Para alcançar esse objetivo, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico. O resultado da pesquisa evidencia a existência de diferença na abordagem de ensino de fração entre os segmentos. Isto é denominado de Epistemologia Institucional, que se configura como um obstáculo didático no aprendizado de fração para os alunos que iniciam o segundo segmento do ensino fundamental. Em conclusão, apresentamos a Destransposição Didática como alternativa para enfrentar os obstáculos na transição.

Referência(s)