CARACTERÍSTICAS MOTIVACIONAIS NO TRABALHO BANCÁRIO: UM ESTUDO A PARTIR DA APLICAÇÃO DO SISTEMA LEMO

2020; Volume: 19; Issue: 3 Linguagem: Português

10.18391/req.v19i3.4145

ISSN

1677-4280

Autores

Felipe Cavalheiro Zaluski, Ricardo Alberti, Lilian Cristina dos Santos Milani, Jorge Oneide Sausen, Fernando De Jesus Moreira,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Este estudo objetivou-se analisar os estilos de motivação predominantes em uma organização bancária, neste estudo denominada figurativamente de Banco Beta. Para isso, buscou-se descrever o perfil social dos entrevistados e, a partir da aplicação do Levantamento dos Estilos Motivacionais (LEMO) de Bergamini (1997), analisar os níveis de satisfação e insatisfação dos funcionários e elucidar os estilos de motivação predominantes na organização. A coleta de dados primários utilizou-se de um questionário do tipo escala likert e com perguntas de múltipla escolha, possuindo 36 questões fechadas. A partir das análises baseadas na estatística descritiva das informações pode-se concluir que os estilos de orientação motivacional que mais predominaram nos funcionários do Banco Beta foram os estilos ligados à ação e à manutenção e, com menor intensidade de preponderância, os estilos de motivação orientados à participação e à conciliação.

Referência(s)
Altmetric
PlumX