Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Novos atores políticos de esquerda nas redes sociais: o uso do Facebook pelas lideranças do Podemos e do Bloco de Esquerda

2020; Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília; Issue: 31 Linguagem: Português

10.1590/0103-335220203101

ISSN

2178-4884

Autores

Cláudio Luís de Camargo Penteado, Paulo Roberto Elias de Souza, Giuliana Fiacadori,

Tópico(s)

Populism, Right-Wing Movements

Resumo

RESUMO: Este artigo tem por objetivo analisar as estratégias de comunicação digital utilizadas pelas lideranças do partido-movimento espanhol Podemos e do partido português Bloco de Esquerda a partir da análise das publicações de páginas das lideranças no Facebook. Com lideranças jovens inseridas na dinâmica das redes, Podemos e Bloco de Esquerda utilizam as redes sociais para transmitir conteúdo político sem a mediação dos canais de imprensa. A partir da análise de 200 mensagens mais engajadas nas páginas, entre julho de 2016 e abril de 2018, identificou-se os principais temas e recursos utilizados. Os resultados indicam que as lideranças do Podemos obtêm maior engajamento e alcance em suas publicações que as representantes portuguesas. O estudo também permitiu identificar estratégias discursivas e formas de apropriação do Facebook na ação política dessas lideranças políticas emergentes.

Referência(s)