
O texto dissertativo-argumentativo em sala de aula: um relato de experiência na residência pedagógica com o 3º ano do ensino médio
2020; UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português
10.3895/actio.v1n1.10822
ISSN2525-8923
AutoresCleverson Willian Honório, Pâmela Nogarotto,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoEste trabalho trata-se de um relato de experiencia de ensino de Lingua Portuguesa viabilizada pelo programa de Residencia Pedagogica (CAPES 06/2018) desenvolvido por intermedio da Universidade Tecnologica Federal do Parana (UTFPR). Por meio de uma sequencia didatica, baseada em Schneuly e Dolz (2004), alem de Cassany (1999) em que se focou os processos de escrita e leitura (planificacao, temas atuais, parâmetros da situacao sociodiscursiva, aspectos de textualidade, os elementos de producao e reescrita do texto), a intervencao pedagogica focou o genero discursivo “texto dissertativo-argumentativo” levando em conta o publico alvo: alunos do 3o ano do Ensino Medio de uma escola publica em Curitiba que farao o ENEM 2019. A sequencia didatica se deu a partir da reflexao sobre temas atuais, em forma de debates e producoes escritas, como o “Controle do comportamento do usuario pelo controle de dados“ (ENEM 2018), “legalizacao do porte/posse de armas” e a “‘uberizacao’ das relacoes de trabalho no seculo XXI”. Alem da leitura de propostas e do estudo da estrutura do texto dissertativo-argumentativo, para a construcao da argumentacao, trabalhou-se ainda os Tipos de Argumento e Operadores argumentativos (FIORIN, 2016; KOCH & ELIAS, 2016, KOCHE, 2013). Apos uma producao diagnostica, verificou-se uma deficiencia entre os alunos no que tange a leitura e interpretacao da proposta. Para suprir essa demanda, estrategias de leitura e identificacao dos tipos de argumentos foram trabalhados com a turma. Em uma segunda producao, “A ‘Uberizacao’ das relacoes de trabalho”, notou-se ainda uma grande dificuldade na interpretacao do conceito de uberizacao, alem de uma deficiencia notoria no uso dos operadores argumentativos. Posteriormente, em uma aula dedicada aos operadores argumentativos e sua funcao na argumentacao, os alunos refletiram sobre as producoes e tiveram a chance de reescreve-la. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenacao de Aperfeicoamento de Pessoal de Nivel Superior - Brasil (CAPES) - Codigo de Financiamento 001.
Referência(s)