
A dimensão comunicacional do sampleamento: fantasmas fonográficos no caso “All star, but…”
2020; UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS; Volume: 22; Issue: 1 Linguagem: Português
10.4013/fem.2020.221.08
ISSN1984-8226
AutoresMarcelo Bergamin Conter, Cássio de Borba Lucas,
Tópico(s)Brazilian cultural history and politics
ResumoO presente artigo discute a concepção de que registros fonográficos tem uma característica fantasmagórica, potencializada e atualizada por práticas de sampleamento. Propõe-se a (1) compreender o sampleamento como procedimento basilar do tipo de comunicação musical a que nos referimos e (2) analisar sua lógica de disseminação, investigando os desdobramentos que geram processos de diferenciação de um dado fenômeno fonográfico. De modo a verificar tal processo na música sampleada contemporânea, como estudo de caso, optamos pela recente disseminação massiva de remixagens, na internet, da canção All Star, do conjunto Smash Mouth. A investigação aponta para uma espécie de exploração colaborativa da virtualidade da música como um dentre os vários efeitos da comunicação fantasmagórica ativada pelo sampleamento intensivo.Palavras-chave: Sampleamento. Fonografia. Comunicação.
Referência(s)