Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Kleber Mendonça e a ciranda de todos nós

2020; Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Universidade de São Paulo; Volume: 47; Issue: 53 Linguagem: Português

10.11606/issn.2316-7114.sig.2020.148910

ISSN

2316-7114

Autores

Genilda Azerêdo,

Tópico(s)

Urban and sociocultural dynamics

Resumo

A questão espacial é uma preocupação nos filmes do diretor Kleber Mendonça Filho, sendo uma problemática significativa em Recife frio, O som ao redor e Aquarius, algo indiciado nos próprios títulos. Partimos da premissa de que os conflitos vivenciados pelos personagens são indissociáveis dos espaços que habitam e por onde (não) circulam. Nesses filmes, as configurações espaciais refletem relações de força e hierarquias de classe que, por sua vez, denotam resistência e violência. Dada a multiplicidade de sentidos que os diferentes espaços produzem, a discussão é embasada em Bachelard, Foucault, Soja e Ryan, Foote e Azaryahu, teóricos que investigam, respectivamente, a relação entre sensorialidade e espaço; espaço e relações de poder; narrativa; e geografia. A análise demonstra a relevância de Recife frio para uma compreensão dos outros filmes, como se constituíssem, no que diz respeito ao espaço, prismas de um mesmo objeto.

Referência(s)