
Ensino da Língua Brasileira de Sinais nos cursos de graduação em Odontologia do Sudeste brasileiro: um estudo transversal
2020; Volume: 20; Issue: 1 Linguagem: Português
10.30979/rev.abeno.v20i1.933
ISSN2595-0274
AutoresYuri de Lima Medeiros, Danielle Fernandes Lopes, Luan Viana Faria, Mônica Regina Pereira Senra Soares, Carla Couto de Paula Silvério,
Tópico(s)Hearing Impairment and Communication
ResumoO atendimento odontológico de pacientes surdos é considerado um desafio. A falta de contato dos estudantes com a Língua Brasileira de Sinais (Libras) durante a graduação pode ser um fator agravante da condição de saúde bucal desta população. Assim, o objetivo do estudo foi oferecer um panorama sobre a inclusão da disciplina de Libras nos projetos pedagógicos dos cursos de graduação em Odontologia da Região Sudeste do Brasil. Consiste em um estudo exploratório, quantitativo e transversal. As matrizes curriculares dos cursos foram analisadas, buscando-se as informações referentes às variáveis: categoria administrativa da Instituição de Ensino Superior (IES), oferta e natureza do componente curricular e carga horária. A população do estudo foi constituída por 176 IES, das quais 32 não disponibilizaram suas respectivas matrizes curriculares. Observou-se que 125 cursos (86,8%) eram de IES particulares e 19 (13,19%) de públicas, com 83 (57,63%) oferecendo o componente curricular Libras em sua matriz, sendo que 71 (91,02%) das 78 IES que disponibilizaram a informação ofertam o conteúdo como opcional ou eletivo. A carga horária variou de 30 a 80 horas, com média de 49,7h. Conclui-se que a implementação da Libras ainda é discreta nas universidades públicas e mais concentrada nas IES privadas, sendo, em sua maioria, não-obrigatória.
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