Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Peer Instruction: uma experiência no ensino de cálculo com base em metodologias ativas de aprendizagem

2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Volume: 15; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5007/1981-1322.2020.e66341

ISSN

1981-1322

Autores

Janice Rachelli, Vanilde Bisognin,

Tópico(s)

Chemistry Education and Research

Resumo

No presente estudo, tem-se como objetivo analisar as contribuições da utilização da metodologia ativa Peer Instruction no ensino e na aprendizagem de tópicos trabalhados na disciplina de Cálculo A, na qual se aborda, especificamente, o conteúdo de integração de taxas de variação e integrais definidas. Na pesquisa, desenvolvida com 41 estudantes do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Maria, utilizou-se a estratégia de ensino inspirada na metodologia Peer Instruction, em que os alunos, após leitura prévia do assunto fora da sala de aula, responderam, em sala de aula, a 10 questões conceituais disponibilizadas no Moodle, discutindo suas respostas com os colegas. A partir dos dados obtidos por meio das discussões realizadas nos grupos, das respostas dos alunos às questões e à pesquisa de opinião, constatou-se o envolvimento e a satisfação dos alunos na realização das atividades e a eficiência do uso da metodologia na aprendizagem dos conceitos tratados.

Referência(s)