Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Roteiro adaptado de análise de conteúdo - modalidade temática: relato de experiência / Adapted guide of content analysis - thematic modality: report of experience

2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS; Volume: 10; Issue: 1 Linguagem: Português

10.15210/jonah.v10i1.14534

ISSN

2236-1987

Autores

Andressa Martins Dias Ferreira, João Lucas Campos de Oliveira, Verusca Soares de Souza, Nádia Raquel Suzini Camillo, Marcelo Medeiros, Sônia Silva Marcon, Laura Misue Matsuda,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

Objetivo: relatar sobre o uso de um roteiro adaptado de análise de conteúdo - modalidade temática. Método: relato de experiência referente à aplicação de um roteiro instrutivo, cuja experiência foi vivenciada num Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Enfermagem. O material didático foi desenvolvido por pesquisadores e alunos participantes do Curso Análise de Dados Qualitativos, ministrado por um docente externo. Resultados: a proposta de roteiro foi organizada em três etapas: determinação das diretrizes para a organização dos dados; processo de aglutinação e categorização das informações e; orientações para a descrição, interpretação e inferências dos resultados. Considerações finais: o roteiro se apresenta de forma didática, com linguagem clara e objetiva e isso pode auxiliar pesquisadores e estudantes na execução da técnica de análise de conteúdo modalidade temática, com mais assertividade.

Referência(s)