Artigo Revisado por pares

Relações de género e do corpo na escola: diretivas promotoras de culturas inclusivas para as práticas pedagógicas

2020; Volume: 14; Issue: 29 Linguagem: Inglês

ISSN

2237-0315

Autores

José Paulo Gomes Brazão, Alfrâncio Ferreira Dias,

Tópico(s)

Gender, Sexuality, and Education

Resumo

Gender and body relations in school: guidelines promoting inclusive cultures for pedagogical practicesResumoEste artigo pretende apresentar diretivas promotoras de culturas inclusivas para as praticas pedagogicas sobre as relacoes de genero e do corpo, fundamentadas nos conceitos de coeducacao (DIAS, 2014) e de educacao para o empoderamento social. Abordamos os conceitos de genero (CARDONA et al, 2011), e de genero, sexo e poder de acordo com a visao performativa de Butler (1990). Ressalvamos a pertinencia de acoes na escola que permitam libertacao e afirmacao dos processos identitarios dos individuos inseridos nas comunidades escolares, pois constata-se que os ambientes escolares apresentam disciplinarizacao da masculinidade e da feminilidade (DIAS, 2014), do controle do erotismo, da sexualidade e do corpo (LE BRETON, 2003). Concluimos com a conviccao de que as diretivas promotoras de culturas inclusivas para as praticas pedagogicas sobre as relacoes de genero e do corpo sao uma forma de afirmacao politica das diferencas, dos processos identitarios e da minimizacao das desigualdades que com que nos deparamos no campo educativo. em suma, uma possibilidade para a transformacao da cultura da escola.Palavras-chave: coeducacao. Cultura da Escola. GeneroAbstractThis article aims to present guidelines promoting inclusive cultures for pedagogical practices on gender and body relationships, based on the concepts of coeducation (DIAS, 2014) and education for social empowerment. We approach the concepts of gender (CARDONA et al, 2011), and of gender, sex and power according to Butler's performative vision (1990). We emphasize the relevance of actions at the School that allow the liberation and affirmation of the identity processes of inserted individuals in school communities because it appears that school environments present disciplinarization of masculinity and femininity (DIAS, 2014), control of eroticism, sexuality and the body (LE BRETON, 2003). We conclude with the conviction that the directives that promote inclusive cultures for pedagogical practices on gender and body relations are a form of political affirmation of differences, identity processes and minimizing the inequalities that we face in the educational field. In short, a possibility for the transformation of the School's culture.Keywords: Coeducation. School Culture. Genre.

Referência(s)