Artigo Acesso aberto

ANÁLISE DA PLATAFORMA SESSA: INSTRUMENTO PARA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM XADREZ

2020; INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 5; Issue: 1 Linguagem: Português

10.21575/25254782rmetg2020vol5n11019

ISSN

2525-4782

Autores

Cleiton Marino Santana, Ana Júlia Cândida Ferreira,

Tópico(s)

Physical Education and Sports Studies

Resumo

Resumo: A assimilação das regras é fundamental para nortear a aprendizagem do jogo e, também, para o desenvolvimento das habilidades educacionais constituídas na prática. Nessa perspectiva de avaliar o nível da aprendizagem dos alunos no xadrez, a plataforma Sessa https://www.plataformasessa.com.br/ apresenta-se como uma ferramenta avaliativa. Este estudo tem como objetivo analisar a proposta e funcionalidade da Plataforma. Essa pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa aplicada e exploratória, e tem como objetivo gerar conhecimento para aplicação prática para a solução de problema específico. Observou-se que a plataforma Sessa é capaz de avaliar quantitativamente o nível de aprendizagem sobre as regras do xadrez, os resultados dos testes pode ser classificada por níveis, essa qualificação auxilia o entendimento dos alunos sobre o seu nível. Quando aos testes, verificou-se que o básico apresenta resultados mais rápidos e objetivos enquanto o teste completo resultados mais detalhados. A comparação do pré-teste com o pós-testes ajuda os professores a melhorar suas práticas pedagógicas, pois verificaram as habilidades que ainda não foram aprendidas pelos alunos. A plataforma apresenta um grande potencial de avaliação da aprendizagem das regras de xadrez e possibilita ainda reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem dos professores, ela ainda servirá como um banco de dados para estudos posteriores sobre a aprendizagem.

Referência(s)