Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE AS DIRETRIZES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA (DCNEF): DETERMINAÇÕES HISTÓRICAS E IMPLICAÇÕES PARA FORMAÇÃO E INTERVENÇÃO PROFISSIONAL

2020; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 26; Linguagem: Português

10.22456/1982-8918.97618

ISSN

1982-8918

Autores

Júlio César Apolinário Maia, Michele Silva Sacardo,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

A presente investigação, cuja tipologia por delineamento é designativa de uma Pesquisa Bibliográfica, debruça-se sobre a produção científica relativa às Diretrizes Curriculares para a Educação Física (DCNEF), objetivando apreender as circunstâncias históricas que estruturam o embate existente no campo da formação e, por conseguinte, intervenção profissional nesta área. Utiliza-se a base dados P@rthenon para levantamento da produção e, posteriormente, identifica 23 artigos, publicados em diversificados instantes e periódicos, classificados em três condicionantes: a) Elaboração das DCNEF; b) Resolução CNE/CES nº 07/2004; c) Minuta de 2015. O esforço de síntese identifica que passa a existir, entre os dois últimos condicionantes, tanto uma tendência de readequação da divergência de posicionamentos, como também uma lacuna evidenciada na produção científica ante o número restrito de pesquisas que, após a promulgação da Minuta de 2015, vislumbram subterfúgio ao direcionamento dado a formação e intervenção na área desde as duas últimas décadas.

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