
Professora, a aula é de Música ou Matemática?
2020; Volume: 13; Issue: 31 Linguagem: Português
10.46312/pem.v13i31.9624
ISSN2359-2842
AutoresRogério Fernando Pires, Kathila Fletcher Camargos Franco, Juliana Dias de Moraes,
Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoEste trabalho apresenta e discuti à luz da Teoria dos Registros de Representação Semiótica os resultados de um estudo que teve por objetivo analisar as estratégias utilizadas por um grupo de estudantes ao trabalhar com frações no estudo de teoria musical. A pesquisa de cunho qualitativo contou com a participação de um grupo de estudantes da disciplina de teoria musical de uma escola de música localizada em Santa Vitória – Triângulo Mineiro. Os resultados mostram que apesar dos estudantes apresentarem dificuldade na marcação dos tempos e, consequentemente, na identificação da música descrita na partitura, a articulação das diferentes representações e as transformações de registros de representação, fez com que eles compreendessem os conceitos musicais e matemáticos envolvidos, o que permitiu que eles percebessem a estreita relação entre Música e Matemática e não fizessem distinção do que era Música e do que era Matemática no momento da realização das atividades.
Referência(s)