
Cosmopoéticas do espectador selvagem
2020; Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Universidade de São Paulo; Volume: 47; Issue: 53 Linguagem: Português
10.11606/issn.2316-7114.sig.2020.160501
ISSN2316-7114
AutoresMarcelo Rodrigues Souza Ribeiro,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoCom base na análise das formas cinematográficas de reconstituição da história em Serras da desordem, Corumbiara e Taego Ãwa, identifico a importância da figura dos espectadores indígenas para a compreensão das imagens que os filmes criam e mobilizam. Argumento que o contracampo efetivo, virtual ou espectral dos espectadores indígenas constitui uma figura discursiva operante nos filmes e nas relações que estabelecem com o arquivo da história. A figura do espectador selvagem desencadeia o que denomino montagem anarquívica, perturbando o ordenamento do arquivo histórico produzido pela violência do genocídio e insinuando possibilidades de criação de um mundo comum.
Referência(s)