Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Cosmopoéticas do espectador selvagem

2020; Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Universidade de São Paulo; Volume: 47; Issue: 53 Linguagem: Português

10.11606/issn.2316-7114.sig.2020.160501

ISSN

2316-7114

Autores

Marcelo Rodrigues Souza Ribeiro,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Com base na análise das formas cinematográficas de reconstituição da história em Serras da desordem, Corumbiara e Taego Ãwa, identifico a importância da figura dos espectadores indígenas para a compreensão das imagens que os filmes criam e mobilizam. Argumento que o contracampo efetivo, virtual ou espectral dos espectadores indígenas constitui uma figura discursiva operante nos filmes e nas relações que estabelecem com o arquivo da história. A figura do espectador selvagem desencadeia o que denomino montagem anarquívica, perturbando o ordenamento do arquivo histórico produzido pela violência do genocídio e insinuando possibilidades de criação de um mundo comum.

Referência(s)