
Cosméticos Sustentáveis e a Intenção de Compra de Consumidores no Brasil
2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português
10.14393/mip-v1n1-2020-47103
ISSN2675-3006
Autores Tópico(s)Environmental Sustainability in Business
ResumoEsse artigo tem como objetivo identificar os principais aspectos que os brasileiros consideram ao comprar cosméticos sustentáveis. Os cosméticos sustentáveis englobam produtos de beleza, perfumaria e higiene com preocupação sobre a formulação, saúde, descarte, o meio ambiente e a vertente social. Esse setor é um dos mais rentáveis do Brasil, destacando-se como o quarto maior do mundo. Os cosméticos sustentáveis têm diretrizes que devem estar em conformidade com o Instituto Biodinâmico de Certificações; apresentam-se dentre as especificações componentes naturais, orgânicos e livre de matérias-primas não renováveis. Considerando-se a revisão da literatura, gerou-se um modelo explicativo de quais aspectos são influenciadores nos consumidores que baseou o questionário aplicado. Foram coletadas 529 respostas com questões abertas no Brasil. Após a análise da frequência, foi verificado que certos aspectos respondem ao modelo proposto que contém as dimensões “Atitude de consumo ambiental”, “Bem-estar”, “Saúde”, “Grupos de Referência” e “Atributos percebidos” como preponderantes. Dentre os resultados obtidos, os aspectos qualidade, saúde, meio ambiente, preço, embalagem e teste em animais preponderaram como principais intenções de compra. Tais aspectos correspondem aos fatores internos e externos que guiam ao comportamento de compra. Esses achados podem auxiliar a despertar mais estudos sobre o setor cosmético na área de sustentabilidade na academia, podendo as organizações desenvolverem novos produtos e estratégias de marketing para esse segmento.
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