
Identificando Jogos Sérios Para o Ensino de Engenharia de Software no Brasil Através de Um Mapeamento Sistemático
2020; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 9; Issue: 7 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v9i7.3702
ISSN2525-3409
AutoresSebastião Santos, Yandson Costa, Davi Viana, Alex Oliveira Barradas Filho, João Batista Bottentuit, Luís Rivero,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoNo ensino de Engenharia de Software (ES), os jogos sérios ou jogos educacionais estão se tornando ferramentas cada vez mais utilizadas para estimular o aprendizado dos aspectos relacionados ao processo de desenvolvimento de software. No entanto, poucos são os jogos aplicados em sala de aula, pois não há informações sintetizadas sobre quais jogos podem ser usados dependendo do conteúdo de ES ministrado. Este artigo tem por objetivo identificar quais jogos educacionais foram desenvolvidos para o ensino de ES no Brasil. Foi realizado um mapeamento sistemático em bases digitais de ensino de computação e engenharia de software, identificando 25 jogos educacionais. Os resultados indicam que embora haja jogos para o ensino de gerenciamento de projetos, teste de software e processo de software, ainda há a necessidade de jogos que contemplem novas dinâmicas de jogos além das tradicionais (jogos de pergunta e resposta, tabuleiro e baralho) e tópicos da disciplina.
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