
Produção de Sentidos na Indústria Cultural da Cerveja: Aspectos do processo discursivo nas ações de marketing de experiências
2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO; Volume: 4; Issue: 2 Linguagem: Português
10.51359/2526-7884.2020.244272
ISSN2526-7884
AutoresRenato Augusto da Silva Monteiro, Fábio Francisco de Araújo,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoA cerveja é a bebida alcoólica mais consumida no Brasil. As estratégias discursivas das ações de marketing representaram, em grande medida, um importante valor simbólico socialmente construído para direcionar hábitos e preferências. Recentemente, a experiência é introduzida como a nova tendência nas práticas empresariais para fomento do consumo. Este estudo parte da teoria crítica com o objetivo de analisar o processo discursivo promovido no Centro de Experiência Cervejeira da Bohemia (CECB) para compreender as estratégias de produção de sentido junto aos consumidores. Tratou-se de um estudo interpretativo descritivo, que utiliza a análise sócio-histórica e a técnica de análise de discurso para interpretação de imagens, textos e vídeos das salas de exposição. Os resultados apontam para a construção de uma elaboração discursiva a partir da experiência da visitação para criação de significados sobre a cerveja e a marca Bohemia, que visam à produção e à manutenção de determinados hábitos de consumo.
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