“Para além daquelas treliças”: O sujeito-marionete no romance Há quem prefira Urtigas (TANIZAKI, 2003)

2020; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE; Volume: 11; Issue: 2 Linguagem: Português

10.5935/2179-0027.20200017

ISSN

2179-0027

Autores

Davi Silva Gonçalves,

Tópico(s)

Japanese History and Culture

Resumo

Imersos, desde o nascimento, na forma de vida particular que apreendemos do seio de uma familia, comunidade, nacao etc., refens tambem somos da insistente tentativa de libertar-nos dessa pre-identidade assimilada – na busca por tornar-nos, enfim, individuos autonomos. Tendo isso em vista, investigo, neste texto, se e de que forma o nucleo central do romance Ha quem prefira urtigas (2003), de Junichiro Tanizaki, re-desenvolve a questao das identidades como transitorias entre aquilo que a tradicao japonesa pre-dispoe e aquilo que o mundo moderno parece oferecer. Minha hipotese e a de que o conflito representado pelos personagens que vivem entre suas obrigacoes sociais e liberdades pessoais e rearticulado metaforicamente pela recorrente imagem do teatro de bonecos, que surge em distintos momentos da narrativa, aparentemente de maneira inocua. Os resultados da pesquisa apontam para o fato de que o pano de fundo fantastico do teatro de bonecos, esse pais de conto de fadas, pode ser entendido como molde e moldador de sua sociedade, uma rearticulacao artistica dela – como, inclusive, e a propria literatura.

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