Artigo Acesso aberto

Considerações Gerais sobre o uso da Televisão e do Vídeo na Escola a partir da Experiência de Professores em Sala de Aula no Nível Secundário

2008; Volume: 4; Linguagem: Português

10.13102/sscf.v4i.5271

ISSN

2675-3286

Autores

Miltão Milton Souza Ribeiro, Maria Tereza Moraes Simões, Denise Simões Serra, Tânia Cristina R. Sousa,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Nesse trabalho, a partir de nossa experiência de professores em sala de aula em uma escola do nível secundário, pretendemos tecer algumas considerações acerca do uso da televisão e do vídeo na escola. O estudo do uso da televisão e do vídeo no 2º grau e tema inserido em vasta bibliografia, contudo os professores desse nível de ensino comparecem, em geral, como objeto de tal estudo e não como autores, pesquisadores dessas investigações. Levando em conta as funções do audiovisual, bem como a linguagem subjacente, estabelecemos uma definição para o audiovisual didático-pedagógico para, em seguida, analisar algumas questões, por nós formuladas, relacionadas ao uso da televisão e do vídeo na sala de aula, tecendo algumas considerações com o objetivo de solucioná-las.

Referência(s)