
As premiações das primeiras Bienais de São Paulo (1951-1965)
2020; Volume: 4; Issue: 2 Linguagem: Português
10.24978/mod.v4i2.4583
ISSN2526-2963
Autores Tópico(s)French Historical and Cultural Studies
ResumoO objetivo deste artigo é, por meio da análise quantitativa, dar um panorama da distribuição geográfica das premiações das delegações estrangeiras das primeiras Bienais de São Paulo (1951-1965). Pretende-se refletir sobre as relações entre espaço, nacionalidade e poder que operam nas premiações e seus impactos sobre o reconhecimento artístico. A intenção é delinear os mapas das artes traçados pelos prêmios de modo a analisar suas assimetrias geográficas, visualizar especificidades e indagar sobre possíveis tendências gerais. Conclui-se que os prêmios privilegiam a pintura em detrimento das outras modalidades artísticas, como a escultura, e, ao longo das oito edições, concentram-se geograficamente em países da Europa Ocidental (em particular Itália, França, Grã-Bretanha e Alemanha), Estados Unidos e Iugoslávia. No entanto, as premiações não reproduzem necessariamente as ideias canônicas a respeito da arte do período, levantando questões que merecem ser investigadas mais a fundo por pesquisas qualitativas.
Referência(s)