Artigo Acesso aberto Produção Nacional

As premiações das primeiras Bienais de São Paulo (1951-1965)

2020; Volume: 4; Issue: 2 Linguagem: Português

10.24978/mod.v4i2.4583

ISSN

2526-2963

Autores

Marina Mazze Cerchiaro,

Tópico(s)

French Historical and Cultural Studies

Resumo

O objetivo deste artigo é, por meio da análise quantitativa, dar um panorama da distribuição geográfica das premiações das delegações estrangeiras das primeiras Bienais de São Paulo (1951-1965). Pretende-se refletir sobre as relações entre espaço, nacionalidade e poder que operam nas premiações e seus impactos sobre o reconhecimento artístico. A intenção é delinear os mapas das artes traçados pelos prêmios de modo a analisar suas assimetrias geográficas, visualizar especificidades e indagar sobre possíveis tendências gerais. Conclui-se que os prêmios privilegiam a pintura em detrimento das outras modalidades artísticas, como a escultura, e, ao longo das oito edições, concentram-se geograficamente em países da Europa Ocidental (em particular Itália, França, Grã-Bretanha e Alemanha), Estados Unidos e Iugoslávia. No entanto, as premiações não reproduzem necessariamente as ideias canônicas a respeito da arte do período, levantando questões que merecem ser investigadas mais a fundo por pesquisas qualitativas.

Referência(s)