
Avaliação e autoavaliação participativa de atividades práticas de ensino de geografia
2020; Centro Universitário Internacional (UNINTER); Volume: 15; Issue: 34 Linguagem: Português
10.22169/revint.v15i34.1715
ISSN1809-7286
AutoresRodrigo Otávio Peréa Serrano, Anderson Azevedo Mesquita, Manoela Costa de Araújo, José Genival do Vale Moreira, Arivaldo D’Avila de Oliveira, Daniel Giorni,
Tópico(s)Education and Public Policy
ResumoRESUMOA avaliação das atividades em grupo deve considerar a forma como se realiza o trabalho em conjunto e evidenciar os ganhos do trabalho em equipe. A autoavaliação dentro do grupo — e do grupo — pode determinar os efeitos da aprendizagem no sucesso da tarefa. A maioria dos professores de Geografia reconhece a importância das práticas em grupo como um modo vital de ensinar diferentes temas. Este artigo se baseia em fontes secundarias a respeito de diferentes metodologias de autoavaliação do aprendizado participativo, em atividades práticas. A literatura sobre novas tendências na área de avaliação participativa do trabalho é revisitada, como premissas sobre formas de ensino e avaliação. Oportunidades de organização para a integração dos trabalhos orientados são enfatizadas e a importância do feedback após as atividades é defendida. Este artigo apresenta informações sobre as boas práticas de avaliação de diferentes técnicas de aprendizagem e sobre avaliação participativa, discutindo ainda algumas observações sobre a autoavaliação. Também levanta questões para debate e pesquisas futuras.Palavras-chave: Aprendizado participativo; Educação; Trabalho em grupo. ABSTRACTThe assessment of group activities should consider the way in which group work is on job success. Most geography teachers recognize the importance of practical group work as a vital way of teaching different geography topics. This article is based on secondary sources regarding different self-assessment methodologies of participatory learning in practical activities. The literature on new practices in the area of participatory work assessment is revisited, as well as the premises on the forms of teaching and assessment. Opportunities of an organization for the integration of targeted work is emphasized and the importance of feedback after activities is advocated. This article presents more information on best practice assessment of different learning techniques and participatory assessment, discusses some observations on self-assessment, and raises questions for future research and debate. Keywords: Participatory learning; Education; Group work. RESUMENLa evaluación de actividades grupales debe considerar la forma como se realiza el trabajo en conjunto y resaltar sus logros. La autoevaluación dentro del grupo — y del grupo — puede determinar los efectos del aprendizaje en el éxito de la tarea. La mayoría de los profesores de Geografía reconoce la importancia de las prácticas en grupo como una forma vital de enseñar diferentes temas de la asignatura. Este artículo se apoya en fuentes secundarias sobre diferentes metodologías de autoevaluación del aprendizaje participativo, en actividades prácticas. Se revisa la literatura sobre nuevas tendencias en el área de evaluación participativa del trabajo, como premisas sobre formas de enseñanza y evaluación. Se enfatizan las oportunidades de organización para la integración del trabajo dirigido y se promueve la importancia de la retroalimentación después de las actividades. Este artículo presenta información sobre las mejores prácticas de evaluación de diferentes técnicas de aprendizaje y sobre la evaluación participativa; discute aun algunas observaciones sobre la autoevaluación. También plantea preguntas para futuras investigaciones y debates.Palabras-clave: Aprendizaje participativo; Educación; Trabajo grupal.
Referência(s)